Reunião de artistas e amantes da arte em Piracicaba, cria o Movimento Liberdade Liberdade.
O Movimento Liberdade Liberdade é um encontro de artistas e defensores da arte, piracicabanos, com a proposta de trocar ideias e articular ações, em defesa e valorização da produção artística, intelectual e da liberdade de expressão. Uma reação ao flagrante esforço realizado pelo atual governo federal em desqualificar a classe artística, além de desmobilizar, asfixiar e paralisar a produção cultural no país.
A ideia partiu do ator e diretor Edvaldo Oliveira. “Me incomoda essa sensação, onde o vil, o podre e o absurdo se fortalecem e o ataque aos artistas, em especial, fica cada vez mais violento e despudorado. Em conversa com vários amigos percebi que é um sentimento comum, também os incomoda. Foi natural a vontade de criarmos oportunidades para troca de ideias. O Movimento vem da necessidade de não ficar apenas assistindo os acontecimentos.”
O ator Alexandre Simon defende, “o Liberdade Liberdade deve agir através manifestações artísticas de todas as formas possíveis, com o propósito de movimentar a comunidade, em benefício do coletivo e ainda proporcionar a possibilidade de uma autocrítica.”
O grupo se reúne semanalmente desde setembro, Fátima Monis, atriz e diretora, também participa. “A importância de um movimento independente é primeiramente para lembrarmos que estamos vivos e que não estamos sozinhos. Para resgatar nossa história enquanto coletivo, luta e resistência e principalmente mostrar à sociedade que estamos aqui, produzindo. Que os artistas somos nós, somos pessoas do convívio diário, trabalhadores e que os ataques que estamos sofrendo neste momento, são frutos de preconceito e desconhecimento. A arte faz parte da vida, é importante, precisamos protegê-la, assim como precisamos proteger e defender também os artistas. Liberdade, liberdade é resistência, é um pedido de respeito, é uma declaração de amor à arte e a quem se expressa através dela, é chamar outros artistas juntos e chamar a sociedade para estar com a gente.”
Nas pautas dos encontros, um dos temas debatidos é o estudo sobre um diagnóstico da produção cultural na cidade. Para Anelisa Ferraz, atriz e produtora, a produção cultural Piracicabana é muito rica, mas ainda carente de recursos financeiros e reconhecimento. “Acredito que nós aprendemos a nos desenvolver por si só e propagar nossa arte como podemos. Há uma certa abertura, um certo apoio, mas não há reconhecimento. Muito mais se paga por uma produção de fora que daqui. Os próprios artistas se isolaram e dificilmente se assistem. O artista piracicabano está espalhado aos montes no município e apenas eles – às vezes, nem eles – sabem o que está sendo produzido, apresentado. Tem muita coisa, muita gente boa, que não é vista. Cada produção realizada vem acompanhada de um suspiro de alívio por ter conseguido, mais uma vez, sanar os próprios investimentos para levantar o produto cultural.”
Antonio Chapéu, ator e diretor, declara a importância de movimentos que promovam o diálogo e reflexão, principalmente em momentos de exceção, como agora. Sobre o futuro da produção cultural Piracicabana, não arrisca uma previsão. “Acho um pouco cedo para previsões. No entanto, já estamos vivendo tempos difíceis. Vejo que temos que ser criativos para sairmos dessa emboscada. E o melhor caminho passa pela união dos artistas que tem o mesmo pensamento, buscando sempre sensibilizar o público de uma forma geral. Talvez a solidariedade seja a palavra e o ato do momento.”
Ainda participam da fase inicial do Movimento, os artistas (em ordem alfabética): Bêne Giangrossi, Carlos ABC, César Augusto Nogueira, Giovani Bruno, Heloisa Andersen, Hugo Amstalden, João Scarpa, Kado Moura, Lucas Gustinelli, Romualdo Sarcedo, Otávio Simon, Rosângela Pereira, Simone Oliveira e Tânia Christofoletti.
O Movimento Liberdade Liberdade é voluntário, suprapartidário e está aberto para receber novos colaboradores. “Não é um grupo fechado, é dinâmico. Esperamos que as pessoas se aproximem e venham trocar ideias conosco.” Informa Livia Spada.
Para os interessados em participar ou ainda solicitar mais informações, o contato é através do e-mail: movimentoliberdadeliberdade@gmail.com.
Comments